quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Da lava vulcanica a larva parasitaria

Sempre quando encontramos um vulcão, nos vem a lembraça, a ideia de grandes catastrofes e terriveis desastres para os habitentes e o ecosistema encontrado proximo ao vulcão, que naquele istante encontr-se adormecido, mas que para ainda estar ali em suas evidencias de que um dia ele ja esteve em atividade tomando a superfice e alguns quilometros proximos a ele com residuos e elementos quimicos expelidos para a superficie ou conservados mais proxinos da superficie no subsolo próximo a cratera do vulcão.

Com o envelhecimento da superficie do solo, esta tende a se tornar uma imensa planicie sendo seu solo pouco aproveitado ou de pouca utilidade pois não mais é encontrado a divercidade de elementos que ja foram encontrados em outras regiões, onde o solo mais recente e com mais transformações geotermicas modificaram suas caracteristicas pela ação das diversas modificações geológicas e climáticas por que passou a região.

Com a evolução da superficie e a criação da vida celular, ou mocelular a partir do oceano, encontramos os pequenos parasistas e animais unicelulares que deram inicio a transforammação da atmosfera do planeta, ate o sugimento das plantas que continham clorofila passarem a produzir oxigenio para das origem a vida animal posteriormente, e a possibilidade de sua existencia.

O vulcão e a química

Os terremotos e os abalos sismicos sempre existiram nas diversas regiões do planeta ao longo do tempo calculado em milhares de anos, o que nos da uma ideia de como a matéria diversificada teria surgido a partir da continua movimentação e aquecimento de uma quantidade de larva em uma região especifica do continente ou melhor das antigas e não consolidadas placas tectonicas, hoje mais antigas e desgastadas pela ação da diferença de temperatura durante milhares de anos.

Com o centro do planeta em continuo aquecimento e sua superficie sendo modificada continuamente, existem diversos sistemas de respiradouro, ou seja vulcões, ou melhor uma saida para amenizar a temperatura do interior da crosta terrestre. Esta saida tende a desaparecer quando aquele local não mais existir uma possivel falha tectonica propicia a continua erupicção de um vulcão que volta a permanecer inativo, durante um longo periodo.

Os elementos químicos foram gerados e são gerados desta forma de maneira natural pelo sistema de aquecimento e resfriamento que existe no planeta e é estuda na geologia, na química e na física.

Os elementos químicos naturais sempre tendem a manter o equilibrio químico, portanto sua modificação ou criação não é instantanea, ocorre ao longo de varias e varios periodos de continua modificação e transformação dos vulcões, terremotos e abalos sismicos encontrados naturalmente na superficie do planeta, durante um continuo de tempo muito grande.

O carvoeiro e a floresta

O carvão mineral esta nos dias de hoje quase que excasso, pois não existem mais areas de floresta virgens no planeta. Quase que todo o teritorio do planeta foi vaculhado no final do seculo XX, com as facilidades dos meios de transportes que começaram a ser fabricados na epoca. Os veiculos de tração nas quartro rodas, que tem maior estabilidade em terrenos onde não tem-se as estradas ou caminhos, ou trilhas a serem percorridas.

Esta profissão quase que é inexistente no que diz em retirar carvão mineral do subsolo em regiões distantes do planeta.

Entre o minerio e a poluição.

Com o aumento da extração de minerios de origem metalica e minerios de origem rochosa sendo explorado em maior quantidade, o impacto causado pela retirada continua destes minerais do subsolo é maior pois os engenheiros tem que retirar uma maior quantidade de mineral para manter ou aumentar a produção de uma serie imensa de produtos fabricados a partir destes minerios.

Outro exemplo de vital importancia é o petroleo que foi indiretamente " fabricado " pelas forças naturais do planeta a pelo menos mais de 1 milhão de anos tras, na ultima era glacial ocorrida no planeta terra. Com sua continua extração e transformação em combustivel e materia prima para a fabricação de uma gama imensa de produtos, seu consumo aumenta conforme o aumento do consumo, e sua produção já parou a milhares de anos antes.