sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ecologia, o clima e a íisica

Ecologia - equilibrio e reequilibrio continuo da natureza, em que o maior modificador do habitat é o homem e tambem aquele que tem todas as condições de fazer com que volte ao equilibrio relativo em que sempre encontramos a natureza, desde o surgimento das primeiras moleculas dos seres vivos, no meio aquatico a milhares de anos.

Temporal - Descompensação temporaria de temperatura, ate a volta do equilibrio relativo.

Estados da materia - ( H2O ) - liquido, solido e vapor, os tres estados em que encontramos a agua na natureza e que altera-se o seu equilibrio quase que todos os dias atraves das diferenças de temperatura cousadas pela natureza ou pelo homem desde o surgimento do planeta terra.

Composição atmosferica - O2, N2, CO2, H2O e outros gases raros, que em diferentes proporções compoem a atmosfera do planeta terra.

Fotosintese - Transformação do CO2 em O2 atraves da absorção do CO2 pela clorofila das plantas, fazendo com que estas creçam com mais vigor, transformando o CO2 em O2.

Combustão - Queima de combustivel, a partir da invenção do motor a combustão, transformação de combustivel liquido em CO2, que é eliminado pelo escapamento junto com a fumaça preta que são as impurezas queimadas tambem encontradas como elementos dos diversos tipos de combustivel. Os motores de 4 tempos e 2 tempos tem como principio de funcionamento a transformação do combustivel com a injeção deste mais o ar, tendo como subproduto o deslocamento do automovel mais os diferentes tipos de gases que são eliminados pelo escapamento.

Ozonio - ( O3 ) - Na camada superiors da atmosfera terrestre onde os raios do sol passam a atravessar a atmosfera, encontramos uma primeira camada de ar que é denominada de ozonio ( O3 ), impedindo que toda a quantidade de raios solares atravessem a atmosfera e aqueçam a agua dos oceanos.

Alguns exemplos do que se alterou ao longo dos tempos são: com a eletrificação das cidades litoraneas com lampada de mercurio, os besouros passaram a bater contra as fortes lampadas e cairem modificando seu habitat natural, as casas do joão de barro que existiam no passado nos postes ao longo das estradas secundarias não existem mais pois as companias passaram a fabricar postes que não permitiriasm que o joão de barro pudesse construir o ninho no poste de luz. Um exemplo natural de que isto na natureza ja acontece é a abandono dos cupinzeiro, que com o passar do tempo voltam ao seu estado anterior, terra batida.