terça-feira, 24 de novembro de 2009

O meio ambiente e os ambientalistas

Os ambientalista nos dias de hoje em sua maioria, utilizam o termo desenvolvimento sustentavel, ao invés de preservação do meio ambiente, o sitema tecnologiaco quando interfere com a ecologia, causa uma serie de consequencias, ate o impacto ambiental ficar fora do sistema criado a partir do uso do petroleo como fonte de energia e materia prima para o desenvolvimento humano.

O desenvolvimento consistena na manutenção do que já existe ou exitiu no passado para continuarmos como especie racional, que atecipa ou preve possiveis mudanças em um meio que deverá existir.

Ao aprender a tecnica de desenhar, sabe-se ler, podendo entender porque as diferentes materias primas, são fundamentais para se continuar produzindo e trabalhando.

Até o inicidas grandes obras com a mudança de tecnologia, não se percebia ou não se entendia porque o impacto das grandes obras causas tanta modificação no ecosistema, se entendermos a continua utilização das tecnicas que foram desenvolvidas para criar e/ou manter as grandes obras.

Um exeplo classico é a contrução de uma trilha e a contrução de uma autoestrada, o inpacto ambiental ao longo da trilha é muito menor do que ao longo da autoestrada.

domingo, 22 de novembro de 2009

Reflorestamento

Com a elaboração de gel com sementes de espécies diversas, naturais da floresta atlântica, é atirada do helicóptero, fazendo-se o reflorestamento da serra do mar, no litoral de São Paulo, em 1979.

Tem inicio os sistemas de preservação da natureza, com o desenvolvimentos de novos projetos, nesta area, a partir da experiência inicial trazendo, novos dados ao desenvolvimento e preservação ambiental, surgindo a partir dai uma nova mentalidade, entre os filósofos, chamados de ambientalistas , estes ate então sem voz entre os filósofos e estudiosos mais diretos com a população e o sistema de comunicação utilizado ate então.

Posteriomente no Brasil, houve a fundação do partido verde, pelo ex preso político, Alfredo Sirkis no Rio de Janeiro, depois da nova constituição já ter sido promulgada, em 1988.

No inicio dos anos 90 surge, os diferentes centros de preservação ambiental no Brasil, como o projeto de preservação do micro leão dourado, o projeto tamar, de preservação das tartarugas marinhas, o projeto de preservação das baleias.

Nos dias de hoje, depois da virada do terceiro milênio, já encontramos resultados favoráveis de fazendas marinhas de camarão, protegendo a pesca de camarão predatória, as fazenda de peixe de agua salgada protegendo a pesca predatória nos oceanos, e as fazenda de peixe de agua doce, protegendo os rios e mantendo despoluição e vivos para as gerações, futuras, entenderem a importância de preservação da natureza no ciclo natural da agua, e no ciclo tecnológico da agua, desenvolvido pelo homem em décadas de trabalho e desenvolvimento.

Surge ai o SOS mata atlântica, organização que tenta explicar e gerenciar os programas e os motivos da importância de se preservar as diferentes regiões climáticas que o Brasil dispõe em seu relevo e subsolo.

Os projetos de preservação garantem ao homem, que mesmo que a natureza continue sendo modificada, temos uma chance de mantermos o planeta, estabilizado, durante um maior prazo de tempo possível.