quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ciclo da Agua - Tecnica e tecnologia


O ciclo da agua na natureza é um pouco diferente, do ciclo da agua na tecnologia criada e desenvolvida pelo homem, para seu trabalho, alimentação e socialização entre ele e os diferentes, trabalhadores existentes, em uma cidade e não em uma floresta como seria no sistema da natureza, simplesmente.

Na natureza o ciclo da agua, é regulado pelo período de chuvas, em maior ou menor quantidade, conforme a região, ou seja conforme a latitude e longitude, onde se encontra o relevo, tendo muita agua no período de chuvas como na amazonia, onde parte da floresta fica alagada, pois no verão, além das chuvas, há também a agua que desce a cordilheira dos andes, pelo derretimento da neve, pois o hemisfério sul todo esta no período da primavera, ocorrendo naturalmente um aumento da temperatura media.

No período de seca, estiagem; no período de chuvas, mais agua.

A transformação continua das floresta em cidades leva os sistemas de nascentes e aqüíferos, ou seja reservatórios naturais de agua subterrâneas, os chamados lençóis freáticos, onde as florestas existentes, é que protegem os nascedouros dos rios e o mantém limpos e despoluídos, retendo a agua durante mais tempo no subsolo da floresta, posteriormente transformados em rios e desaguando nos oceanos como seria sem a interferência humana.

Na tecnologia o ciclo da agua é ligeiramente acrescentado de detalhes técnicos que alteram a distribuição local e regional da disponibilidade da agua, durante um período maior de tempo, criando condições para que o homem viva em condições favoráveis de higiene e saúde, o que chamamos de saneamento básico.

O aquecimento da atmosfera, provocado pelo uso continuo, e crescente utilização de combustiveis nos veiculos auto motivos ( automóveis, ônibus, motocicletas, tratores, geradores a partir de combustíveis líquidos ) é absorvido pelas florestas ate então ainda existente e transormado em oxigenio, retornando ou melhor, esfriando a atmosfera como também a evaporação esfria a temperatura da atmosfera, aumentando a quantidade de nuveis e chuvas, nas diversas correntes de ventos quentes e frios que vem dos extremos do planeta, os polos, ocorrendo uma continua interação entre a técnica da natureza descoberta pelo homem e a continua modificação aumentada pelo homem através do uso continuo da tecnologia.

O que acontece é que há um aumento da tempestades e chuvas, em algumas regiões, o aumento de secas em outras, há neve em outras, maior quantidade de ocorrência de geadas em outras, principalmente em regiões tropicais, onde o inverno, não há neve, devido a latitude e a longitude do planeta, a quantidade e a rapidez das dos fenômenos climáticos e suas conseqüências, acarretam maiores desastres naturais.

As chuvas caem, os aquíferos aumentão os reservatório de agua, que posteriormente dão origem as nascentes dos rios. A agua é captada levada ao reservatório que posteriormente é distribuida a população.

A população usa esta agua que posteriomente é despejada no rio, ou canalizada ate outro centro de tratamento de agua, sendo tratada filtrada e purificada, voltando a ser utilizada ou sendo despejada nos rios, voltando ao seu ciclo natural.

A preservação das florestas é que mais auxilia o homem, no continuo melhoramento do ciclo natural da agua.