quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tipos ( clima e relevo ) - pantanal

Pantanal

Relevo encontrado na região interior do planalto central junto aos rios parana que faz a divisa com os paises de fronteira com o Brasil e os estados de mato grosso e mato grossa do sul.

Região com alagamento sazonal e de grande incidência de fazendas de gado em terras alagadas.

Região quente e humida, com inindações freqüentes.

Tipos ( clima e relevo ) floresta temperada

Floresta Temperada







As florestas temperadas da america do norte, tem baixa humidade relativa e de temperatura tambem menor que nas floretas tropicais.

As arvores tem media quantidade de diversificação de vegetais e animais e durante o periodo de inverno as tempestades de neve fazem com que a floresta renove todas as suas folhas e que no fim do inverno novas mudas de arvores iniciem sua brotação, renovando a floresta temperada e mantendo a adubação natural da cobertura vegetal no solo da região.

A diversificação é menor, por isso tambem deve ser preservada na maior quantidade possivel de especies locais encontradas.

Possui especies especificas resistentes as intemperies da região onde são encontradas.

Tipos ( clima e relevo) - agreste nordestino e dunas de areia

Agreste nordestino e dunas de areia

A região agreste e as dunas de areia do litoral e interior nordestino, com algumas excessões tem o clima predominantemente quente e seco, com ventos trazidos do oceano atlantico.

A areia nas temperaturas locais de 40º de dia e um grande frio no periodo noturno, quando as temperaturas caem abruptamente, voltando a aquecer no dia seguinte, fazendo com que uma clareira de desertificação localizada podessa ser ampliada e aumente continuamente, como ocorre na Africa, onde parte da floresta ja desapareceu, tendo sido transformada em deserto.

A vegetação do agreste é praticamente inesistente, se tornando excassa e rasteira ou graminea do tipo herva-capim, pela falta de humidade, na região.

Tipos (relevos e climas) - Mata Atlantica

Floresta Atlantica ou mata atlantica

Região de clima quente e humido com uma caracteristica a mais é tambem região serrana, onde a chuva que cai não tem a oportunidade de acumular, fazendo com que esta sempre tenha corredeiras e cachoeiras ao longo da serra do mar.

A diferença de altitude e a humidade é que fazem da serra do mar ao longo do oceano Atlantico, um relevo com clima caracteristico tropical brasileiro tambem sendo chamado de mata atlantica.

Tipos (relevos e climas) - Floresta tropical



Tipos

Florestas equatoriais ou floresta tropical



Florestas equatoriais de diversas especies vegetais e animais na manutenção do relevo arenoso pela continua renovação da flora e da fauna local. A floresta amazonica é o exemplo que se pode dar de floresta equatorial, abrangendo uma região da bacia do rio amazonas da nascente nas montanhas dos andes ate o delta do rio amazonas no atlantico.

A grande quantidade de vegetação, animais e chuvas é que transformao a região da floresta amazonica na grande cobertura verde de floresta que existe, hoje.

Tambem conhecida como pulmão do planeta, onde há uma grande quantidade de clorofila, transformando o gas carbonico em oxigênio, com o efeito atmosferico da fotosintese, que é a transformação da clorofila, o verde que encontramos na vegetação, em oxigenio, na presença dos raios solares, incidindo na vegetação com a clorofila verde, que transforma o gas carbonico (CO2) em oxigênio (O2).

Com o maior aquecimento do planeta a preservação da floresta é fundamental para a manutenção da temperatura estabilizada no planeta.